O câncer de próstata é o mais comum no sexo masculino, depois do câncer de pele. Apesar da alta incidência, poucos homens se sentem à vontade para falar sobre ou procurar ajuda.
Este tipo de câncer se desenvolve na glândula prostática, que faz parte do sistema reprodutivo masculino. Ela se localiza na frente do reto e embaixo da bexiga e tem a função de produzir o fluido que protege e nutre os espermatozoides no sêmen.
Sinais do câncer de próstata
Os sintomas iniciais do câncer de próstata podem ser sutis ou até mesmo ausentes. Porém, à medida que a doença progride, alguns sinais aparecem.
No estágio avançado, podem ocorrer dores ósseas na região lombar, flancos ou problemas para urinar – nesses casos, as metástases costumam se formar nos gânglios linfáticos da região pélvica ou nos ossos da coluna vertebral.
De maneira geral, os homens devem se atentar aos seguintes sintomas e procurar ajuda médica caso os apresente.
- dificuldade para começar a urinar
- fluxo fraco de urina
- micção leva um tempo mais longo
- urina escorre pela uretra
- sensação de que a
- bexiga não esvazia completamente
- dor ao urinar
- vontade frequente de urinar, também à noite
Como o câncer se forma?
Assim como todos os nossos órgãos e tecidos, a próstata tem células que estão em constante reprodução, nascendo e se degenerando para que novas possam surgir.
O câncer se forma quando as células da próstata começam a crescer de forma descontrolada e se multiplicam mais rapidamente do que as células normais.
A causa exata do câncer de próstata ainda não é totalmente compreendida, mas existem alguns fatores de risco associados ao seu desenvolvimento que incluem:
Idade: o risco aumenta com a idade, sendo mais comum em homens com mais de 50 anos. A idade avançada é um dos fatores de risco mais significativos.
Histórico familiar: ter parentes de primeiro grau, como pai ou irmão, com câncer de próstata aumenta o risco da doença. Além disso, mutações genéticas hereditárias podem estar envolvidas em alguns casos.
Raça: o câncer de próstata é mais comum em homens afrodescendentes e menos comum em homens de origem asiática.
Dieta: uma dieta rica em gorduras saturadas e pobre em frutas e vegetais pode aumentar o risco de desenvolver câncer de próstata.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico do câncer de próstata geralmente é feito por meio de exames de sangue, como o PSA (antígeno prostático específico), e exame de toque retal, que permite ao médico avaliar o tamanho, a forma e a textura da próstata.
O tratamento do câncer de próstata depende de vários fatores, como o estágio da doença, a idade do paciente, a saúde geral e as preferências pessoais. As opções de tratamento podem incluir vigilância ativa (monitoramento cuidadoso da progressão do câncer), cirurgia, radioterapia, terapia hormonal e quimioterapia.
Veja também: Câncer de próstata: entenda como é o tratamento
Veja também: Descoberto fator de risco evitável para câncer de próstata
0 Commentaires