Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Homem de 54 anos morre de febre maculosa em Minas Gerais

Um homem de 54 anos morreu vítima de febre maculosa em Manhuaçu, na Zona da Mata em Minas Gerais. A confirmação da infecção ocorreu na última quinta-feira, 1º, embora o óbito tenha ocorrido em abril de 2023.

De acordo com a Prefeitura de Manhuaçu, o homem possuía comorbidades, incluindo diabetes, hipertensão e cardiopatia. Antes de falecer, ele relatou ter tido contato com áreas infestadas por carrapatos, como os bairros Ponte da Aldeia e Bom Pastor, ambos próximos ao rio.

Homem de 54 anos morre de febre maculosa em Minas Gerais
Créditos: iSTock

Morte por febre maculosa em Minas Gerais

Assim que confirmaram a morte, a Vigilância em Saúde do município iniciou uma investigação e confirmou a infecção por febre maculosa. A prefeitura de Manhuaçu emitiu uma nota expressando solidariedade à família da vítima.

“A Prefeitura de Manhuaçu ainda informa, que a melhor forma de prevenção é evitar ir em locais que possam ter infestação de carrapatos, e que caso não seja possível, fazer uso de repelente, associado ao uso de roupas compridas e claras, além de equipamentos de proteção, como o uso de botas. Outra forma de prevenção é a capina e limpeza de pastos e lotes”.

O que é febre maculosa?

A picada do carrapato-estrela infectado com bactérias da família Rickettsia pode causar a febre maculosa, uma doença potencialmente fatal. Os sintomas incluem dor de cabeça, dores no corpo, febres acompanhadas de calafrios e aparecimento de pontos avermelhados nas mãos e nos pés.

O carrapato-estrela é encontrado em animais como bois, cavalos, cães, aves domésticas, gambás, coelhos e principalmente em capivaras. É importante destacar que a febre maculosa tem cura. Ao manifestar os primeiros sintomas, como febre alta, intensas dores de cabeça, fortes dores no corpo e sensação de cansaço, é fundamental procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Veja também: SP confirma mais duas mortes por febre maculosa; entenda a doença

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires