O litoral de São Paulo possui cerca de 880 km de extensão de linha de costa e abrange 16 municípios. do sul ao norte. Apesar dessa imensidão, ainda é possível encontrar praias “quase” desertas e desconhecidas de muitos viajantes.
Algumas dessas praias são acessíveis apenas por trilha, que preservam a rusticidade e a calmaria –ideias para se isolar e evitar aglomerações–, e outras somente de barco.
Do sul ao norte, o litoral paulista tem opções de praias “quase desertas” para todos os tipos de viajantes. Confira abaixo.
As 10 praias mais vazias do litoral de São Paulo
Litoral norte
1 – Praia do Cedro, em Ubatuba
Uma das praias mais desertas e preservadas de Ubatuba, a Praia do Cedro mantém sua natureza praticamente intocada.
É um excelente local para ver de perto a diversidade da fauna marinha, pois mergulhando (até mesmo de snorkel) é possível enxergar peixes ornamentais, anêmonas e estrelas do mar.
O local também é famoso pela presença de baleias e tartarugas marinhas. Quem sabe você tem a chance de observar algum desses animais em sua visita?
2 – Ilha de Prumirim (Ubatuba)
Na ponta direita da praia de Prumirim, caiçaras se encarregam de fazer o transporte (R$ 40 a R$ 50, dependendo da época) para a ilha que leva o mesmo nome. No local de águas verdes formam-se piscinas naturais.
A ilha conta com alguns quiosques e é recomendada para quem gosta de snorkeling, mas que saiba nadar, visto que as águas ficam fundas rapidamente.
3 – Bonete (Ilhabela)
Considerada a mais bela praia de Ilhabela, Bonete não é uma praia deserta por acaso: se não quiser ir de barco, a trilha de acesso dura até 4 horas.
Não pense, porém, que esse será um tempo perdido, pois no caminho irá encontrar cachoeiras e muita vegetação preservada.
É uma boa dica de passeio para passar o dia em um dos lugares mais bonitos do Brasil –e também bastante isolado da movimentação do nosso litoral.
4 – Castelhanos (Ilhabela)
Cruzando Ilhabela, do oeste para o leste, chega-se a baía de Castelhanos. São cerca de 20 km de uma estrada de terra mal conservada.
Só veículos 4×4, motos ou bicicletas são permitidos. Para os mais corajosos, é possível fazer a trilha a pé.
Também é possível chegar de barco, e várias agências de passeios oferecem roteiros de flexboat parando em outras praias paradisíacas no caminho, como a Praia da Fome e Saco do Eustáquio.
É possível se hospedar em Castelhanos, em campings ou chalés estruturados e gerenciados pela comunidade.
5 – Praia Brava (São Sebastião)
Como o nome já diz, na Praia Brava as ondas são fortes, atraindo principalmente os surfistas. Além da orla com vegetação da Mata Atlântica, existe também uma cachoeira, com queda de mais de 2 metros, onde é possível tomar banho em águas cristalinas.
Para chegar até lá, apenas de barco ou encarando uma trilha de cerca de 40 minutos. A Praia Brava fica entre está localizada entre Boiçucanga e Maresias.
6 – Calhetas (São Sebastião)
Esta praia deserta é vizinha de outras também escondidas, a Prainha Branca e a Praia Preta –todas acessíveis pela mesma trilha.
No local, existe apenas um camping e nenhum comércio, a desculpa perfeita para você ter uma experiência realmente natural junto ao mar.
Baixada Santista
7 – Praia do Sangava (Guarujá)
Uma das praias escondidas que fica mais perto de São Paulo, Sangava está entre pedras e vegetação da Mata Atlântica.
O acesso é por barco ou por caminhada, com duração aproximada de 1h30min. Após esse longo percurso, entretanto, chega-se a uma piscina natural com águas cristalinas, ideal para mergulho livre ou para pesca submarina.
O cenário é incrível e proporciona um bom dia de descanso junto ao mar!
8 – Praia de Éden (Guarujá)
Uma pequena e encantadora praia em meio ao paraíso! É essa a sensação que temos ao chegar na praia do Éden que fica na reserva ecológica do Sorocotuba.
O visitante tem a possibilidade de ver animais da fauna aquática nos fins de tarde e o mar possui uma tonalidade verde-azulado única, tornando a praia do Éden um destino inesquecível.
Litoral sul
9 – Praia do Arpoador (Peruíbe)
A praia do Arpoador em Peruíbe só pode ser acessada por trilhas guiadas ou por barco. A praia é praticamente deserta em boa parte do ano, podendo ser visitada para camping ou para passar o dia.
Por ser deserta, esta praia também não tem comércio ou ambulantes.
10 – Praia Caramborê (Peruíbe)
Apesar do acesso mais difícil por conta de serras e estradas de pedra, a praia Caramborê é perfeita para quem quer se isolar. Não há sinal de celular. Ou seja: se prepare para ficar completamente off.
A praia tem pequena faixa de areia entre dois costões rochosos e um rio que deságua na praia, exige o acompanhamento de monitor ambiental por se tratar de local protegido.
Próximos à praia existem alguns campings para os mais aventureiros, já que é proibido acampar na praia. Recentemente tornou-se rota do ciclo turismo atraindo atletas diversas partes do estado.
11 – Praia da Lage (Ilha do Cardoso, Cananéia)
O litoral sul de São Paulo também tem praias desertas. E que praias! A Ilha do Cardoso, em Cananéia, parque estadual 90% coberto pela Mata Atlântica, reúne as mais bonitas delas, inclusive a Praia da Lage.
Pouco frequentada, ela é acessível por trilhas que duram cerca de 8 horas (ida e volta), mas que apresentam um conjunto de piscinas naturais impressionante!
Para fazer o passeio, recomenda-se contratar um guia local, que garantirá segurança ao trajeto e poderá dar informações sobre toda a fauna e a flora da região.
Veja também: 4 ilhas para conhecer no litoral de São Paulo
Veja também: Paranapiacaba: o que você precisa saber para visitar a vila
0 Commentaires