Um suco de frutas é capaz de alterar os níveis de açúcar no sangue de forma positiva em apenas 15 minutos, apontam resultados de um estudo publicado na revista científica Current Developments in Nutrition. Os pesquisadores descobriram esse benefício após avaliar os efeitos do suco de romã.
Para entender os efeitos da bebida, os cientistas recrutaram 21 indivíduos saudáveis e com peso “normal” para este ensaio. Nele, os voluntários receberam aleatoriamente água, suco de romã ou uma bebida à base de água que correspondesse ao teor de açúcar do suco de romã.
Em seguida, os participantes passaram por um período de descanso de uma semana, seguido pelo consumo de outras bebidas que não haviam ingerido antes. Ao final do experimento, os cientistas coletaram o açúcar no sangue em jejum antes e 15, 30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos após a ingestão da bebida frutada.
Isso porque, segundo especialistas, o açúcar no sangue em jejum descreve a glicose após um jejum noturno. Os voluntários foram então divididos em dois grupos com base nos níveis séricos de insulina em jejum.
Poder do romã contra o açúcar
O estudo descobriu que, embora a água não tenha afetado os níveis de açúcar no sangue de nenhum dos participantes, o suco de romã trouxe resultados diferentes. Consequentemente, aqueles com baixa insulina sérica em jejum experimentaram uma queda “significativa” na glicemia 15 minutos depois de tomar a bebida.
Além disso, os pesquisadores concluíram que os componentes do suco de romã “provavelmente” regulam o metabolismo da glicose nas pessoas. Um dos componentes potentes do suco de romã que poderia explicar esses benefícios é o seu alto teor de antioxidantes.
As romãs são ricas em antocianinas – pigmentos que conferem ao suco sua cor profunda característica e contêm antioxidantes. Uma das teorias é que os antioxidantes são capazes de se ligar ao açúcar e prevenir um grande efeito nos níveis de insulina.
Embora os mecanismos por trás do efeito do suco de romã nos níveis de açúcar no sangue não sejam completamente claros, há mais pesquisas que já indicam para essas evidências.
Um estudo, publicado na revista Nutrition Research, também descobriu que o suco de romã foi capaz de reduzir a glicose sérica em jejum e diminuir a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2.
Sintomas diabetes tipo 2
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. Por isso, a causa do diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre os sintomas do diabetes tipo 2 estão:
Fome frequente;
Sede constante;
Formigamento nos pés e mãos;
Vontade de urinar diversas vezes;
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
Feridas que demoram para cicatrizar;
Visão embaçada.
Veja também: Catraca Livre: 3 chás acessíveis reduzem o açúcar no sangue
0 Commentaires