Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

Mapeamento do Butantan encontra 19 variantes do coronavírus em SP

Um mapeamento realizado pelo Instituto Butantan detectou 19 variantes do novo coronavírus em circulação no estado de São Paulo. As análises laboratoriais mostraram que a cepa Gama (P.1), que foi identificada pela primeira vez em Manaus, predomina em 89,9% dos casos no estado.

Em seguida aparece com mais frequência a variante Alfa (B.1.1.7 do Reino Unido), com 4,2%, e a B.1.1.28 (que circula no Brasil desde março e deu origem à P.1 e à P.2, pela do Rio de Janeiro), com 3,5%.

Instituto Butantan detecta 19 variantes em circulação em SP

De acordo com o Butantan, a partir das informações coletadas desde janeiro até a 21ª semana epidemiológica (que se encerrou em 29/05), foi possível concluir que no Departamento Regional de Saúde (DRS) da Grande São Paulo já foram identificadas 13 variantes diferentes; na DRS Sorocaba foram 8; e na DRS Campinas, 7 variantes diferentes.

As informações fazem parte do boletim epidemiológico da Rede de Alertas das Variantes, que será atualizado semanalmente e terá como foco detectar as linhagens em circulação em São Paulo.

Os dados são obtidos por meio do sequenciamento genômico de parte dos testes com resultado positivo realizados pelo Butantan e pelos laboratórios públicos e privados que integram a rede.

De acordo com o Butantan, esse esforço conjunto está próximo de bater a marca de 4 milhões de exames desde o início da pandemia, sendo que somente nos laboratórios do Butantan já foram feitos mais de 1 milhão de exames RT-PCR, o mais preciso para detecção da covid-19.

Veja também: Saiba mais sobre a variante indiana que causa preocupação no mundo

Enregistrer un commentaire

0 Commentaires