Um vídeo com imagens do que seria da inauguração do Instituto de Virologia de Wuhan, laboratório de segurança biológica máxima na China, ressuscitou teorias sobre a origem do novo coronavírus. As imagens divulgadas pelo Sky News Australia mostram morcegos confinados no laboratório, sendo alimentados pelos cientistas.
Desde o início da pandemia, a comunidade cientifica chinesa recusa a teoria de que o vírus causador da covid-19 poderia ter escapado de um laboratório. A teoria defendida na china é que o Sars-CoV-2 originou-se de animais na natureza.
Os chineses e os seus parceiros científicos do Ocidente sempre negaram que houvesse criação de animais vivos no local, que é alvo de investigação internacional.
O vídeo das imagens internas do laboratório foi encontrado por um grupo de investigadores amadores da internet chamado ‘Drastic’. Eles estavam investigando a origem do vírus quando encontraram o vídeo em um site chinês.
O engenheiro Gilles, que faz parte desse grupo, conversou com o programa ‘Fantástico’, da rede Globo, e disse que o achado foi muito difícil. “Não é fácil encontrar um vídeo desses, porque o título nem sempre traz as palavras-chave para facilitar a busca. Tem de vasculhar muito, até tropeçar naquilo que interessa”, disse.
Com essas novas evidências, a dita “teoria da conspiração” de que o vírus teria nascido em laboratório volta ao centro da discussão e três hipóteses são levantadas.
A primeira é que o vírus veio de um morcego das cavernas já com capacidade de infectar humanos. Depois de coletado por pesquisadores e levado para o laboratório de Wuhan, ele teria escapado por acidente e se espalhado.
A segunda hipótese é que o vírus do morcego teria sido modificado nesse laboratório para se tornar contagioso para humanos e escapado por descuido.
E a terceira é que o coronavírus teria sido identificado em morcegos e intencionalmente modificado no laboratório para infectar seres humanos. Novamente, por acidente, ele teria escapado e se espalhado.
Porém, são apenas que ainda serão cuidadosamente investigadas. Não é possível bater o martelo sobre a origem do vírus Sars-CoV-2.
Veja também: Estudo inédito encontra coronavírus em consultórios odontológicos no PR
0 Commentaires