Vorarlberg, no extremo oeste da Áustria, é repleto de belas paisagens e castelos únicos. Foi neste cenário, mais precisamente na cidade de Ebnit, que o artista plástico brasileiro Luca Benites escolheu, em 2017, para realizar um dos seus trabalhos mais importantes e impactantes da carreira: “Fogo”.
No alto das montanhas Vorarlberg, Luca queimou todo seu acervo de 20 anos de trabalho –mais precisamente 298 obras, entre quadros e esculturas foram levadas para um terreno e viraram combustível de uma enorme fogueira que, após sete horas, se reduziu a cinzas.
A medida radical, registrada em livro e em um documentário, foi realizada em meio a um “processo pessoal e espiritual”, de autoconhecimento e renovação vivenciado pelo artista e deu origem ao projeto “Fogo”.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Nele, Luca desenvolve esculturas, semelhantes a gotas e ampulhetas, carregadas das cinzas de suas próprias obras — e que propõem reflexões em relação à passagem do tempo, tema extremamente em voga nesta pandemia.
A bela Vorarlberg
A tranquilidade marcante de Vorarlberg foi um dos atrativos que Luca viu na região. Com uma natureza que impressiona, montanhas nevadas, excelentes hotéis e restaurantes, o destino deve ser incluso no roteiro de quem planejar conhecer a Áustria, sobretudo as estações de esqui Lech, Brand e Warth.
Sugere-se também a visita na capital do país, Viena, com seus museus dedicados à artistas famosos. A cidade que abrigou inúmeros compositores no século 18, ainda é conhecida como a capital da cultura.
Que é Luca Benites
Morando atualmente em Barcelona, na Espanha, Luca Benites é um dos nomes mais promissores da arte contemporânea na atualidade.
Natural de Brasília, o jovem artista já expôs suas obras em importantes museus e galerias mundo afora.
Recentemente Luca se tornou no mais jovem a expor sua obra na renomada Dan Galeria (São Paulo, Londres e Portugal), galeria com quase 60 anos de história e com enorme trajetória dentro do mercado de arte mundial.
Veja também: As melhores cidades para visitar na Áustria
c
0 Commentaires