Pessoas que contestavam uma ação truculenta de guardas municipais de Curitiba contra um homem negro em situação de rua foram ameaçadas. Um dos agentes aponta a arma para quem filmava a abordagem.
Nas imagens, as pessoas pedem que a violência cesse, mas dois GM continuam segurando o homem enquanto outro ameaça o grupo com a arma.
“Vocês vão matar o cara”, grita uma mulher para os guardas. Outra, que está grávida, é empurrada ao tentar se aproximar.
Segundo o G1, o caso ocorreu no dia 28 de novembro, mas os vídeos da ação só começaram a surgir na última semana.
Veja também: Mulher acusa negro de roubar celular e vídeo vai parar no TikTok
Como denunciar racismo
Casos como esses estão longe de serem raros no Brasil. Para que eles diminuam, é fundamental que o criminoso seja denunciado, já que racismo é crime previsto pela Lei 7.716/89. Muitas vezes não sabemos o que fazer diante de uma situação como essa, nem como denunciar, e o caso acaba passando batido.
Para começar, é preciso entender que a legislação define como crime a discriminação pela raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, prevendo punição de 1 a 5 anos de prisão e multa aos infratores.
A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Veja também: Preso por foto 3X4, homem negro aguarda julgamento
0 Commentaires